terça-feira, 21 de agosto de 2012

ABI repudia violência em bacabal briga de ze contra ze como fica o nosso povo

O repórter cinematográfico Romário Alves, da TV Difusora, do município de Bacabal (MA), foi agredido neste sábado, dia 18, por seguranças do secretário municipal de Obras e Urbanismo, Leivinha Bispo Souza, durante a inauguração de uma praça.

Segundo Janaína Soares, diretora de jornalismo da TV Difusora, Leivinha Bispo Souza não teria gostado da presença da equipe da TV no evento de inauguração promovido pela prefeitura e pediu para que seus seguranças retirassem os profissionais do local. Romário Alves, no entanto, teria resistido à abordagem dos seguranças alegando que se tratava de um lugar público.

Diante da recusa do cinegrafista, os seguranças teriam tomado a câmera, retirado o cartão de memória e quebrado o equipamento. Romário Alves sofreu ferimentos no rosto e no corpo. O caso foi registrado na delegacia de Bacabal.

"A gente está vivendo, em Bacabal, um verdadeiro terrorismo", ressalta Janaína Soares.

Outro diretor da emissora de televisão, James Borges, denunciou ter sido ameaçado de morte. "Infelizmente, nós estávamos sendo massacrados ontem à noite.”

A ABI recebeu a denúncia sobre a agressão contra o cinegrafista em e-mail enviado pelo jornalista Leonardo Monteiro. O texto com a resposta da entidade tem o seguinte teor:

“Prezado Leonardo Monteiro,

A ABI solidariza-se com os companheiros vítimas da violência do Secretário Municipal de Bacabal e está dirigindo mensagem de protesto ao Prefeito desse Município, que não pode coonestar o procedimento de seu auxiliar. Vamos divulgar o episódio no ABI Online e, posteriormente, no Jornal da ABI.

Transmita a nossa solidariedade a esses companheiros.

Abraço fraternal

Maurício Azêdo
Presidente da ABI”


Leia abaixo a nota oficial publicada pelo Sindicato dos Jornalistas de São Luís do Maranhão:

”O elogiável trabalho da imprensa maranhense e seus profissionais, incumbidos na tarefa de acompanhar e informar a sociedade nas cidades interioranas, causou mais um episódio violento e brutal praticado pelo Secretário Municipal da Prefeitura de Bacabal – Maranhão, conhecido por “Leivinha”, responsável por agressão contra uma equipe de profissionais jornalistas da TV Difusora, afiliada do Sistema SBT – Janaina Soares, editora de jornalismo, e o repórter cinematográfico Romário Alves - quando cobria a inauguração de uma praça pública na cidade.

A injusta ação do Secretário culminou com espancamento contra o cinegrafista, confisco do equipamento da emissora, e expulsão da equipe do local, felizmente socorrida pela comunidade, que impediu maiores inconsequências dos seguranças subalternos do referido agente da Prefeitura.

Este órgão de classe solidariza-se com esses profissionais e conclama as autoridades públicas a restaurarem a ordem e respeito ao exercício da imprensa no seu trabalho de acompanhar e noticiar fatos e acontecimentos de interesse de todas as camadas sociais, não deixando que se torne regra essas brutalidades , originadas por figuras despreparadas, que não devem continuar em funções que exigem pessoas civilizadas.

Tais fatos estão sendo comunicados à Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ – para relato junto ao Ministério da Justiça, bem como para a Associação Brasileira de Imprensa – ABI.

São Luís (MA), 19 de agosto de 2012

A Diretoria.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário