domingo, 31 de julho de 2011

Vinte novos partidos buscam registro na Justiça Eleitoral, diz TSE

TSE divulgou levantamento realizado em parceria com TREs.
Para concorrer em 2012, sigla tem de obter registro um ano antes.
Do G1, em Brasília
imprimir
Ao menos 20 partidos políticos buscam registro na Justiça Eleitoral, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base em levantamento realizado em parceria com os tribunais regionais eleitorais (TREs) e divulgado nesta sexta-feira (29).
Segundo o TSE, a legislação exige que os partidos obtenham o registro ao menos um ano antes das eleições às quais pretendem concorrer. Para os partidos que pretendem concorrer às eleições de 2012, marcadas para 7 de outubro, o registro deve ser concedido pelo TSE nos próximos 70 dias.
De acordo com a legislação que regulamenta os partidos políticos, a nova legenda deve ter apoio de no mínimo 0,5% dos eleitores, em pelo menos nove estados, que tenham votado para deputado federal nas últimas eleições.
saiba mais
Kassab confirma saída do DEM e criação de um novo partido
Kassab começa busca de assinaturas para criar novo partido
O apoio deve ser comprovado por assinatura acompanhada do número do título eleitoral. Se considerada a eleição de 2010, o número de assinaturas que a nova legenda deve arregimentar é de aproximadamente 490 mil.
Novas legendas
Segundo o TSE, o novo partido que mais buscou assinaturas foi o Partido Social Democrático (PSD), fundando pelo atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
De acordo com o levantamento do TSE, com informações repassadas por 18 TREs, o PSD buscou assinaturas em 15 unidades da federação: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Partido da Pátria Livre (PPL) e Partido Novo (PN) tentaram apoio em 12 unidades da federação cada e o Partido Ecológico Nacional (PEN) em 11.
Outros partidos em formação que buscam registro são Partido da Educação e Cidadania (PEC), Partido Democrático dos Servidores Públicos (PDSP), Partido Geral do Trabalho (PGT), Partido Federalista (PF), Partido Humanista do Brasil (PMH), Partido Liberal Democrata (PLD), Partido Cristão Nacional (PCN), Partido da Transformação Social (PTS), Partido do Meio Ambiente (PMA), Partido Cristão (PC), Partido Social (PS), Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa privada do Brasil (PSPB), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Justiça Social (PSJ), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Partido Carismático Social (PCS).
Atualmente, segundo o TSE, há 27 partidos no Brasil devidamente registradas no Tribunal. Três desses partidos foram criados na última década: Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido da República (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário