sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Falsos médicos em Bacabal


A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quarta-feira (25), dois homens acusados de exercício ilegal da medicina em Bacabal. Segundo a PF, Alex Cipriano e Oscar Leandro Dias Soares tinham diploma expedido em Cuba, não aceito no Brasil. Alex trabalhava em Peritoró, e Oscar Leandro em São Mateus. Os dois presos foram conduzidos para a delegacia da Polícia Federal em Caxias.

Muitas prefeituras do interior do Maranhão contratam esses médicos que, em início de carreira, aceitam condições um pouco adversas como o difícil acesso a municípios e povoados e a remuneração abaixo da média para a classe. Em Bacabal, por exemplo, vários jovens cursam, atualmente, a faculdade de medicina no exterior, em países como Cuba e Bolívia.



O reconhecimento do diploma dos formados em Medicina em Cuba era automático até 1999, por força de um acordo internacional do qual o Brasil era signatário. A convenção, aprovada e promulgada pelo Decreto Legislativo número 66, de 23 de junho de 1977, e pelo Decreto Presidencial número 80.419, de 27 de setembro de 1977, permitia a validação de estudos, títulos e diplomas de ensino superior na América Latina e no Caribe. O acordo perdeu sua validade em 1999, quando foi revogado por meio do Decreto número 3.007.

As entidades que representam os médicos formados fora do país, a Associação Nacional dos Médicos Formados em Cuba e a Associação dos Médicos Formados no Exterior, defendem a formalização de critérios para validação do diplomas. As entidades argumentam que as universidades cobram acima de R$ 6 mil pela inscrição do interessado na revalidação.

A PÉSSMMA MEDICINA DO MARANHÃO

Em todo o Brasil, os serviços de saúde, e outros, são de péssima qualidade. Aqui em Bacabal, e em todo Maranhão é muito comum as pessoas sentirem um problema, consultar um médico, fazer infinitos exames e nada detectam. Acabam indo para Teresina, capital do Piaui, lá têm seu problema detectado rapidamente.

Isso reflete a péssima qualidade da medicina no nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário