quinta-feira, 6 de maio de 2010

PRESIDENTE NACIONAL DO PT CONFIRMA GOLPE CONTRA FLÁVIO DINO NO ESTADO


Golpe em andamento
O presidente nacional do PT, Eduardo Dutra, disse nesta quarta-feira que o PT do Maranhão terá de realizar um novo encontro para definir quem o partido irá apoiar para o governo do Estado. No mês anterior, o PT garantiu apoio à candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) em detrimento da reeleição de Roseana Sarney (PMDB).

Entretanto, o diretório do partido no Estado, “que também é legítimo”, disse Dutra, deliberou pela participação no governo de Roseana Sarney. O PT ocupa três secretarias no Estado.

O deputado Domingos Dutra (PT) ameaça fazer uma greve de fome se o PT mudar de posição. Segundo a coluna Painel noticiou, ele já iniciou os preparativos e há dias só come farinha com camarão seco, dieta que ajuda o organismo a enfrentar a greve de fome. A Folha apurou que a direção do PSB está reunida com a do PCdoB, que também resiste em desistir da candidatura, pois alega que o único candidato a governador do partido é Flávio Dino.
(Andreza Matais e Sofia Fernandes, da Folha Online)


Não ao tapetão
Militantes e dirigentes do PT começam a se mobilizar em todo o estado contra o golpe que a ala sarneysista do partido quer aplicar no próximo dia 22.

Até o dia 21, data da abertura do encontro petista, serão realizadas várias manifestações para derrotar o golpe já anunciado.

Pressionados por Roseana Sarney, o deputado Washington Luiz e o presidente do PT, Raimundo Monteiro, querem anular a decisão que definiu coligação do partido com o PCdoB e PSB.


Conta própria
Os petistas-roseanistas dizem que querem a aliança com a oligarquia por causa do projeto nacional de eleger Dilma presidente com o apoio do PMDB.

“É uma mentira deslavada”, rebate um dirigente petista, para quem a tentativa de golpe é movida por negociações aqui na planície envolvendo cargos no governo de Roseana Sarney.


Novos rumos
A candidatura do deputado Flavio Dino ao governo do Maranhão cruzou o “corredor polonês” formado pelos defensores do alinhamento do PT local com a candidatura de Roseana Sarney.

Com isso, o PCdoB, após 88 anos de existência, terá o primeiro candidato a governador de estado, com chances reais de vitória.

A candidatura de Dino é, além de tudo, um símbolo de resistência democrática e pode abalar definitivamente o domínio do clã Sarney no Maranhão. (Carta Capital)


Um Maranhão verde
Sabe qual é o estado em que o PV tem mais prefeituras? Maranhão. Um total de vinte.

A explicação de tanto verde não é exatamente uma surpresa: é uma turma ligada a Zequinha Sarney. (Radar, da Veja)


Eros e os votos dos imortais políticos
Eros Grau é uma espécie de candidato do poder na disputa por uma vaga na Academia Brasileira de Letras.

Eros vai perder para o ensaísta pernambucano Geraldo de Holanda Cavalcanti, mas terá os votos de José Sarney e Marco Maciel (terá também o de Paulo Coelho, mas aí já são outros poderes). (Radar, da Veja)


Deputada preocupada
A crise interna no PT provocada pela divisão em tendências que, de um lado, apóiam o deputado federal Flávio Dino (PC do B) e, de outro, a governadora Roseana Sarney nas eleições ao governo do Estado, foi destacada pela deputada petista Helena Heluy (PT), que lamentou a gravidade da questão.

Ela disse que lhe chamou principalmente manchetes de alguns jornais sobre “ameaças de derramamento de sangue, proclamadas por um deputado também do PT”.

A deputada comentou que é um momento de crise, mas tem esperança e expectativa de que o discernimento e o bom senso reinarão dentro do PT no Maranhão e na direção nacional do partido, também.


Apoio a Waldir
O presidente do PP-MA, Waldir Maranhão, informou que o ex-prefeito de Paraibano Dr. Zequinha dará apoio político à sua reeleição. A disposição, segundo Waldir Maranhão, foi anunciada a ele por telefone, nesta quarta-feira (04).

Na próxima semana os dois se encontram em Brasília. Com uma população de cerca de 20 mil habitantes, Paraibano fica na microrregião das Chapas do Alto Itapecuru. É conhecida pela melhor vaquejada do estado que acontece em julho.


Sarney desconhece?
José Sarney afirmou ontem que a aliança entre PT e PMDB “está consolidada’’, mas disse desconhecer detalhes de um suposto convite que Dilma Rousseff teria feito a Michel Temer para ser seu vice.

O PMDB adiou a oficialização do nome de Temer como candidato a vice na chapa de Dilma e a divulgação das propostas para um programa de governo, eventos que estavam marcados para o próximo dia 15.

A mudança de data tem relação com a indefinição das alianças regionais.


MIUDINHAS
O TRE deve decidir, dia 11 (terça-feira) a sorte do ex-prefeito de Barreirinhas Dr. Miltinho.

Aceitando convite do pré-candidato a deputado estadual, Othelino Neto (PPS), para assumir a coordenação geral da sua campanha, o secretário-adjunto da secretaria municipal de Educação, Valney Pereira, decidiu se desincompatibilizar do cargo na Semed para se dedicar integralmente ao desafio político.

Técnicos do Inmeq reforçarão, hoje, a fiscalização no comércio local. É a Operação Dia das Mães, que está sendo desenvolvida pelo Inmetro em todas as capitais.

A Operação Dia das Mães tem como foco os produtos utilizados para presentear as mamães, entre eles os têxteis, eletrodomésticos e eletrônicos, além de produtos da linha branca.

A III Conferência Estadual do Esporte será realizada hoje e amanhã, no Hotel Praia Mar, através da secretaria de Esporte e Juventude.

O tema deste ano é “Plano Decenal do Esporte e Lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”. A abertura está marcada para as 9h.

Despachantes, proprietários de Centro de Formação de Condutores, policiais militares, agentes e autoridades de trânsito da região tocantina participarão de palestra sobre o tema “Procedimentos de inspeção de veículos envolvidos em acidentes”.

O encontro, promovido pelo Detran-MA, acontece hoje, às 9h, no auditório do Centro de Convenções de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário