domingo, 30 de janeiro de 2011

Saúde de Bacabal mata criança de 3 anos de idade

O sistema público de saúde de Bacabal não está conseguindo cumprir seu objetivo, que é o de proporcionar "saúde" para a população, em vez disso, age ao contrário. A morte recente de uma criança de apenas 3 anos de idade mostra a situação atual do péssimo sistema de saúde de Bacabal, cidade do interior do Maranhão, a 260 km da capital São Luís.

Segundo Margarete Silva Costa, mãe de Mayane Cleide Conceição Costa (3 anos de idade), a criança foi levada ao Hospital Regional Laura Vasconcelos (o Pronto Socorro, ou Socorrão de Bacabal) no dia 15 de janeiro após sofrer uma queda da rede e o braço ficar inchado. A criança foi atendida e nenhum problema grave foi diagnosticado, fizeram apenas o enfaixamento do braço. No dia 19, a criança, que estava sentindo dores constantes, foi novamente levada ao Socorrão. Mas não conseguiu ser atendida de imediato, o atendimento só foi feito após a chegada da equipe de reportagem do Programa Ronda da Cidade da Tv Mearim de Bacabal. Após o atendimento a criança foi encaminhada para a capital São Luís.








Mayane Cleide Conceição Costa (3 anos) aguardando atendimento no Socorrão de Bacabal - Foto: reprodução a partir de imagem do Programa Ronda da Cidade / Tv Mearim

De acordo com a mãe de Mayane, os médicos diagnosticaram que a menina havia fraturado três costelas e que se tivesse sido tratada a tempo, não teria morrido. A falta de tratamento causou infecção generalizada e pneumonia. A pequena Mayane Cleide, vítima da "saúde" pública de Bacabal faleceu na madrugada do dia 27, quinta-feira.

PREFEITURA DE BACABAL FECHA POSTO DE SAÚDE

Mais uma prova de que a saúde de Bacabal não vem cumprindo seu papel é o recente fechamento do posto de saúde que atendia aos bairros Cohab II e III, o mesmo não funciona há mais de 15 dias. A Secretária de Saúde disse que a população desses bairros podem ser atendidas no posto da Cohab I, mas segundo os moradores, os atendentes do posto de saúde da Cohab I dizem que só podem atender pessoas do bairro em que o posto está instalado.

SAÚDE DE BACABAL, UM CASO DE POLÍCIA E DE JUSTIÇA

Em dezembro de 2009, Paulo Ricardo de Oliveira morreu devido a falta de atendimento adequado no Pronto Socorro de Bacabal, o Hospital Regional Laura Vasconselos. Devido a gravidade do fato, foi instaurado inquérito policial e o processo encaminhado para a justiça, mas até hoje está por lá, sem nenhuma decisão concreta. Veja mais nos links abaixo:
• Péssima assistência médica em Bacabal causa morte de jovem
• Saúde de Bacabal é caso de polícia I
• Saúde de Bacabal é caso de polícia II


ATUALIZAÇÃO ÀS 11 hs DE SÁBADO, 29 DE JANEIRO

O juiz de Bacabal, Roberto de Paula, informou que, na próxima semana, pedirá a instauração de inquérito policial para apurar o caso da morte da menina Mayane Cleide Conceição Costa.

Um comentário:

  1. NÃO SÃO DIFERENTES AS MANCHETES EXPOSTAS EM DIVERSOS BLOGS DE PESSOAS DE CIDADES DISTINTAS , MAS GOVERNADAS POR CORONEIS IGUAIS NOS DESMANDOS, NA USURPAÇÃO DE BEMS PUBLICOS E NO DESCOMPROMETIMENTO COM A SOCIEDADE.
    ATE QUANDO MEU MARANHAO, SEREMOS CAPEÕES DE ANALFABETISMO,MORTALIDADE INFANTIL,EVASÃO ESCOLAR...
    SO SOMOS COLOCADOS EM MANCHETES DE EXTREMA MISERIA,NEPOTISMO,TRABALHO ESCRAVO,PEDOFILIA,CAOS NA SUDE,E POR FIM...
    ANALFABETOS POLITICOS.
    NÃO ADIANTA SABER VOTAR. TEM QUE APRENDER OPINAR, COBRAR,REEVINDICAR COM VEEMENCIA...
    TEMOS QUE NOS COMPROMETERMOS COM O FUTURO QUE QUEREMOS PARA A NOVA GERAÇÃO.
    QUE SERÃO NOSSOS FILHOS,NETOS, SOBRINHOS...
    VAMOS NOS POLITIZAR PARA OPINAR
    VAMOS OPINAR PARA MUDAR.
    UM ABRAÇO DE UM BACABALENSE QUE SONHA COM UM MARANHAO DECENTE.

    ResponderExcluir