quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Roseana sofre derrota e não elege presidente da Assembleia do MA




A governadora Roseana Sarney (PMDB) amargou na manhã desta terça-feira a sua primeira derrota na Assembleia Legislativa do Maranhão ao não conseguir eleger o seu candidato à presidência, deputado Manoel Ribeiro (PTB), derrotado por 25 a 17 votos,






Melo ainda teve o apoio do PT e de deputados da base governista descontentes com a maneira com que ela tentou impor o nome de seu candidato, que até a tarde de segunda-feira, era o seu cunhado, já considerado virtualmente eleito, o deputado Ricardo Murad (PMDB), que retirou a sua candidatura diante da eminente derrota.


Na manhã desta terça-feira, minutos antes da eleição, os governistas se uniram em torno da candidatura de Ribeiro na tentativa de reverter o quadro, o que foi em vão diante da determinação do grupo rebelado em defender o que foi definido como "independência do poder Legislativo".


Para evitar as pressões e possíveis defecções, o grupo de 25 deputados ficou incomunicável desde a manhã de sábado, quando se mudaram para um local secreto e permaneceram até o horário da votação.


- Ficamos até sem os celulares, e agora estou atrás do meu - disse o deputado Hélio Soares (PP), logo após a divulgação do resultado da eleição, quando todos os aparelhos que estavam em um saco escondido foram devolvidos.


- Foi um jogo duro, e a bancada do PT ficou unida em torno da candidatura de Arnaldo Melo, embora fazendo parte do governo Roseana - acrescentou o deputado Bira do Pindaré, que aproveitou para avisar que fará oposição ao governo.

Parlamentares se retiram do plenário

A surpresa na eleição de Melo ficou por conta dos deputados de primeiro mandato, que chegaram à Assembleia Legislativa com o apoio dos pais e parentes umbilicalmente ligados à família Sarney. Dentre eles, Edilázio Júnior (PV), genro da desembargadora Nelma Sarney, tia de Roseana; Rogério Cafeteira (PMN), sobrinho do senador Cafeteira, aliado incondicional de Sarney no Senado; e Eduardo Braide (PMN), filho do ex-deputado Carlos Braide (PMDB), que era um dos coordenadores da campanha de Murad.


Após o resultado das eleições, o grupo de Ribeiro, comandado por Murad, se retirou do plenário ignorando o discurso de posse do novo presidente eleito, onde reafirmou o seu apoio ao governo, mas que manterá a independência do Legislativo sem descriminar nenhum deputado por sua coloração partidária.


- Vamos comandar com a capacidade de dizer não quando tiver de dizer; e sim quando for possível. O mais importante é que seja respeitada a vontade deste plenário. Temos ligação política com a governadora Roseana. Sinto-me legitimado a comandar a Casa porque sou maranhense e tenho seis mandatos - avisou.


O novo presidente disse ainda que a partir desta quarta-feira conversará com todos os deputados para tentar restabelecer a harmonia com o Executivo, pois acredita que não há ressentimentos que não possam ser superados após a disputa.


Arnaldo Melo é médico e está no sexto mandato consecutivo. Se afastou da Assembleia apenas uma vez, entre 2003 e 2005, para assumir a secretaria de estado das Cidades, no governo José Reinaldo (PSB), então rompido com o grupo Sarney.


Esta é a terceira vez que concorreu ao cargo de presidente da Assembleia, sempre contrário aos candidatos indicados pela família Sarney.

Um comentário:

  1. BOTEI FÉ NESTES JOVENS DEPUTADOS, QUE NÃO SE RENDERAM AOS CAPRICHOS DA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY............................

    ResponderExcluir