sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


O governador Jackson Lago reafirmou, na noite desta quinta-feira (19), sua confiança na Justiça, em relação ao julgamento do processo que pede a cassação de seu mandato, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O ambiente de saúde que sentimos agora é bom, e esperamos que o ambiente democrático também continue bom, por obra da Justiça do nosso país”, declarou.

O julgamento do processo, que seria feito no plenário do TSE, foi novamente adiado, desta vez por motivo de problemas de saúde do ministro Fernando Gonçalves. O presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto, informou que, pouco antes de iniciar o julgamento, soube que o ministro Fernando Gonçalves se sentiu mal e não poderia comparecer à sessão.

Como o ministro Fernando Gonçalves estudou o processo e elaborou um voto sobre o caso, informou ao presidente do Tribunal que gostaria de participar da sessão. Assim, o julgamento foi adiado para a próxima sessão ordinária do TSE.

O governador Jackson Lago regressou a São Luís, nesta quinta-feira (19), após submeter-se a exames médicos, em São Paulo. Ao chegar ao Palácio dos Leões, foi recebido por diversas lideranças políticas, entre as quais o ex-governador e ex-senador do Amapá, João Capiberibe; a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP), o líder do MST, João Pedro Stedile, o líder camponês Manoel da Conceição e diversos deputados federais e estaduais.

“Na realidade, o Maranhão democrático é desejado por todos nós. Por isso, estamos alegres por termos tantas lideranças importantes conosco. João Pedro Stédile, João Capiberibe, que foi vítima, pois teve um mandato de senador subtraído pelo mesmo cacique; a deputada federal Janete Capiberibe, que também teve seu mandato subtraído; Manoel da Conceição e tantas outras personalidades que têm muitas histórias de lutas e que desejam ver o Maranhão avançar, cada vez mais, na democracia”, afirmou Jackson Lago.

Ele acrescentou que uma das coisas boas é que esta fase que antecede o julgamento também está sendo um momento de reencontro com muitas personalidades com as quais, ao longo de tantos anos, esteve junto em circunstâncias diversas. Mas sempre tendo algo em comum: o desejo de ver o Brasil se reencontrar com a democracia.

O ex-senador João Capiberibe declarou que o que está em jogo no Maranhão é a democracia; é a soberania do voto popular. “Viemos aqui manifestar a nossa solidariedade ao povo maranhense, que corre o risco de ver a sua decisão deixada de lado. O povo do Maranhão escolheu Jackson Lago para ser o seu governador, livre, sem nenhum tipo de pressão. É ele o governador eleito, tomou posse e governa. Portanto, os derrotados não têm o direito de substituir os vitoriosos”, frisou o ex-senador e ex-governador do Amapá.

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) afirmou que o governador é inocente e, com certeza, será reconhecido pelo TSE. “Viemos aqui manifestar solidariedade ao governador Jackson Lago e ao povo do Maranhão, que, na eleição de 2006, através do voto popular, escolheu o governador Jackson Lago após 40 anos de mandonismo. O que nós almejamos é que a cassação não aconteça. Que a democracia prevaleça, que não se criminalize a política. O povo escolheu, então tem que ser respeitada a vontade do povo maranhense”, afirmou a deputada do Amapá.
Fonte: PDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário