sexta-feira, 19 de março de 2010

JACKSON LAGO REAFIRMA PRÉ-CANDIDATURA AO GOVERNO: “É MEU DEVER OFERECER MEU NOME”




O governador deposto Jackson Lago (PDT) anunciou, na tarde desta quinta-feira (18), sua intenção de disputar o governo do Maranhão nas eleições de outubro deste ano. A declaração foi dada durante entrevista coletiva concedida após desembarcar às 16h20 em São Luís depois de uma temporada na cidade de São Paulo para a realização de exames médicos de rotina.
“Tive ausente por um período prolongado em São Paulo procurando recompor a saúde com o objetivo único de estar ao lado de cada mulher e homem que deseje retomar a luta pela ética e justiça social nesse estado. Dessa forma entendo que é meu dever oferecer meu nome”, afirmou.
No auditório da Infraero - prédio anexo ao aeroporto internacional Marechal Cunha Machado -, Jackson Lago disse aos jornalistas que está “muito bem de saúde” e mais uma vez preparado para enfrentar o grupo Sarney na disputa pelo governo do Estado.
“Em relação a minha saúde, ela vai muito bem, estou me sentindo cada dia melhor. É minha obrigação procurar alcançar a rigidez física capaz de atender as aspirações de tanta gente. Para isso, estamos nos esforçando no sentido de que estejamos à altura política e fisicamente de uma tarefa de tamanha relevância”, disse.
Militantes de movimentos sociais, lideranças políticas, amigos, dirigentes partidários, jornalistas e correligionários de Jackson foram recepcioná-lo em um grande ato, que contou com gritos de ordem e palavras e manifestações de apoio ao governador deposto.
Confira abaixo os principais pontos da entrevista:


Discurso de abertura

'
“É um momento de muita emoção esse reencontro com muitas pessoas que tem dedicado boa parte de suas vidas na luta para melhorar as condições de nosso Estado. Tive ausente por um período prolongado em São Paulo procurando recompor a saúde para estar ao lado de cada mulher e homem que deseje retomar a luta pela ética, a justiça social e pela participação popular. Então é um momento muito feliz para mim de ver que há uma aspiração. Também considero legítimo e correto que todos os maranhenses aspirem chegar ao governo do Estado. Também entendo que é meu dever procurar ser conforme a vontade do meu partido, dos partidos irmãos e do sentimento popular o de oferecer meu nome. Para isso estamos nos esforçando para que estejamos à altura política e fisicamente de uma tarefa de tamanha relevância. Estou de volta, vamos voltar a conviver, sempre fui produto do trabalho, das lutas, dos exemplos, das companheiras e dos companheiros, fico muito feliz que estejamos aqui. Fica meus agradecimentos por essa carinhosa acolhida que nos dar energia, nos dar bastante força”.
Saúde
“Em relação a minha saúde, estou me sentindo cada dia melhor. Desde que sai do governo do Estado eu tenho ido a São Paulo com alguma freqüência, dessa vez quando fui retirado do governo eu demorei um pouco mais. Acho também que é minha obrigação procurar alcançar a rigidez física capaz de atender as aspirações de tanta gente. Minha saúde vai bem melhor, tenho como muita gente problema de próstata e de coronárias. Em 1996 eu operei pela primeira vez na próstata e de lá pra cá eu venho me cuidando e Deus tem me dado uma vida longa”.
Eleições 2010
“Eu estou chegando depois de um longo período de tratamento de saúde, vamos retomar os contatos que são comuns ao longo da nossa vida com os setores democráticos do estado. Vamos ouvir o sentimento das lideranças de diversos partidos e de diversas organizações, recolhendo essas opiniões. Espero fortalecer nossa convicção de que possa cumprir com o dever de oferecer o nome a população do estado para que ele se pronuncie sobre a violência, a usurpação do mandato, não do Jackson Lago, mas de mais de 1 milhão de eleitores”.

Possibilidade de palanque para o PSDB

“Semana passada eu fui convidado por um amigo comum lá em Brasília para jantar com o presidente nacional do PSDB, o senador pernambucano Sérgio Guerra. Achei que foi algo normal, pois de qualquer forma eu sou vice-presidente nacional do meu partido. Foram dois políticos que se encontraram num jantar na casa do senador Sérgio Guerra e trocamos ali opiniões. Estamos avaliando essa possibilidade”.
Perspectiva para enfrentar o grupo Sarney
“Sou militante social desde a juventude e nunca temi ante as fortalezas. Nós entendemos que ficou o sentimento da população, dessa forma temos a certeza que acontecerá este ano a mesma coisa que aconteceu em 2006, a vitória popular. Quem está na luta a quarenta anos como nós, queira os partidos políticos, queira os movimentos sociais, não está atrasado. Eu venho de longe, fui candidato diversas vezes, julgo que comecei cedo, cumpri o meu dever de militância desde a minha juventude”.
Equívocos no governo


“Há equívocos em todas as atividades humanas, e eles são para serem corrigidos”.


Aliança PDT/PSDB
“Nós estamos analisando esse quadro, há estados que têm a sua característica. No nosso estado há vários problemas, é um estado Sui Generis por que não conseguiu fazer alternância de poder mesmo depois do final da ditadura militar. O Maranhão ficou 40 anos sem alternância de poder, nós temos aqui uma política muito dirigida aos interesses do estado. Por isso nós vamos fazer o que for importante para a libertação do Maranhão.”


Candidatura única


“Eu sempre disse desde a eleição passada que o ideal é fazermos um plebiscito no primeiro turno, ou seja, o segundo turno no primeiro, mas também entendo que é legítima a aspiração de qualquer maranhense de dirigir o seu estado. Creio que se quiserem evoluir para uma candidatura única quem tiver o maior respaldo popular e compromissos com o nosso estado será aquele que terá o nosso apoio.”

Corrupção


“Todos os dias nós vemos nos jornais da família Sarney que o Jackson desfalcou vários milhões, nós estamos acostumados a conviver com essas calúnias e difamações. Eu tenho uma vida limpa, eu não construí nenhum patrimônio ao longo da minha vida pública, a única coisa que eu tenho é o apartamento em que eu moro. De maneira alguma isso irá me atingir.”
Lideranças Políticas

Várias lideranças
estiveram presente na recepção do governador deposto Jackson Lago, entre elas o ex-vice-govenador Pastor Porto (PSDB), o líder da oposição deputado Edivaldo Holanda (PTC), o deputado estadual Luis Pedro (PTC), o vereador de São Luis Ivaldo Rodrigues (PDT), o ex-deputado Clodomir Paz, o vice-presidente do PT Augusto Lobato, a ex-secretária de Segurança Cidadã Eurídice Vidigal, a ex-vice-prefeita de São Luís Sandra Torres, o secretário de Educação de São Luis Moacir Feitosa, o ex-secretário de Governo de São Luís Othelino Neto, o vereador de Presidente Dutra Aristeu Nunes, entre outras do interior do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário