segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CONVENÇAO DO PMDB

A convenção do PMDB realizada neste domingo em Bacabal reuniu representantes de vários partidos. Foi um ato como o esperado por contar com a presença do vice-governador João Alberto de Sousa. Como João Alberto é, dos políticos da região, o que ocupa o mais alto posto político, nada mais justo que os demais procurem sempre estar ao seu redor. Políticos orbitam em volta do poder, qual mariposas em torno da luz.
Representantes de 7 partidos estiveram presentes no clube Vanguard: PV, PSDB, PPS, PRP, PSB, DEM E PP. Era tanto Pê que a vereadora Ute Almeida (PRP) fez confusão e citou o pecuarista Jurandir Lago como sendo do PMDB. Na verdade, ele é do Democratas.
A mesa da cerimônia teve espaço pra todo mundo. Menos para o Secetário de Saúde Lilio “Guêga” Estrela de Sá. Se alguém tinha dúvida sobre se a cotação do ex-todo-poderoso estava baixa, agora teve a confirmação. Lilio foi apenas timidamente citado, após ter transitado diversas vezes pelo salão, no intuito de ser visto. Citado mas não convidado para compor a mesa. E olha que teve espaço pra vereador, secretários e até ex-vereadores na composição da mesa.
Só quem não apareceu foi o vereador de primeiro mandato, Alberto Filho, até então propagado como candidato a deputado federal. O vereador estava em São Luis. Foi, mais uma vez, prestar exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Seduzido, junto com Graciete, mudou do PDT para o PMDB e deve enfrentar nos próximos dias o dissabor de ter o seu mandato requerido pela sua antiga sigla.
O Prefeito Raimundo Lisboa foi uma das atrações. Cortejado para aderir ao partido, ainda não disse o sim. Muito embora alguns, como o deputado estadual Jura filho, tentem confundir – ou se confundam – afirmando que “Lisboa também veio para o PMDB”. O prefeito esteve toda a solenidade ao lado da deputada estadual cassada, Graciete Lisboa. Em seu pronunciamento Graciete explicou que deixou o PSDB para atender a um convite da Governadora do Estado e do Vice-Governador. “Eu pedi um tempo pra pensar” disse ela. “... e aceitei”.
O tempo não foi longo. Não precisou. Como disse o oftalmologista José Carlos Reis (PP), “todo mundo precisa cuidar da sua eleição”, depois é outra coisa. Mudaram os governantes, muda-se de partido. A alegação é a extrema preocupação com o povo. O que intriga é que essa preocupação não é muito sentida pelo povo. Basta ver o número de presentes na convenção de ontem. Basta conversar com os servidores que estão com os salários atrasados ou aqueles que foram demitidos. Mas isso é coisa pra futuro.
O vice-governador defendeu o prefeito Raimundo Lisboa. Disse que com a crise, “ele cortou na própria carne”. Ninguém entendeu bem. Mas política também é feita com frases de efeito. Recordar é viver: teria sido frase de efeito quando o vice-governador, na solenidade de promoção dos professores – no Icaraí - afirmou que o secretário de administração Almir Rosa seria o candidato a deputado federal?
Agora não é mais. João Alberto anunciou seus candidatos e esmureceu os adversários. Decretou: “vamos ter 48 mil votos”. Jura Filho novamente vai ser apresentado como candidato da cidade. Na última eleição ele obteve 5 mil 799 dos votos de Bacabal. Em São Luis, foi muito mais votado: 7 mil e 52 votos. Sua companheira na pedilança dos votos para deputado Estadual será Graciete Lisboa, hoje cassada por uma ação do próprio Jura. Ainda não foi divulgado como foi dividido o município. Qual a área de cada um.
A convenção do PMDB serviu também para conhecermos as diretrizes do discurso que será cantado e decantado nos palanques no próximo ano, depois da Copa do Mundo. O amor à cidade está em primeiro lugar. Nenhum partido vai abrir mão desse amor incondicional. A união de todos, “abrindo mão dos próprios interesses” é outro ponto sagrado. Mas tem novidade. É o Distrito Industrial. Hoje vendido como uma invenção do prefeito Lisboa, não o é. Foi inclusive posto na Lei Orgânica – a Constituição Municipal – pelo vereador Lourival da Cunha Souza. O Prefeito Raimundo Lisboa está sim, fazendo o que outros prefeitos não fizeram, inclusive João Alberto e Jurandir Lago, cumprindo o que está previsto em lei.
O Distrito foi citado no discurso do vice-governador, embora nenhuma indústria ainda habite os comentários e os sonhos dos bacabalenses. Isso geraria emprego. Concretamente nada. Assim como não é concreto a rede de esgoto anunciada ontem. Segundo o vice-governador vai ser uma obra que abrangerá toda a cidade, com dinheiro do BNDES. Vamos torcer para não ser realizada pela OAS. Lembram da galeria que era pra ser coberta e está a céu aberto? Político tarimbado, o vice-governador sabe que ecologia não é mais apenas uma disciplina do ensino fundamental. Citou o Rio Mearim. “Vamos despoluir” e só. Sem entrar em detalhes. Foi politicamente correto.
Pelo percebido, a tônica serão as obras. Pela agenda do prefeito,divulgada pelo vice-governador, terça-feira ele estará em São Luis para assinar com o Governo do Estado protocolo que vai possibilitar a construção de avenidas e ruas. Inclusive, uma já tem nome. Quem anuncia é João Alberto: “a rua se chamará Prefeito Raimundo Lisboa”. E para mostrar a humildade do mandatário do município arrematou no final: “ele não quer. Mas nós vamos colocar o nome dele”.
O vereador Serafim Reis, que é PMBD há tempos, bem podia ter sido lembrado como candidato a federal, já que Alberto Filho também é vereador e, de primeiro mandato. Meio sem graça, Serafim estava também na solenidade. Foi deixado pra trás pelo vice-governador. Chegou atrasado, João Alberto foi para a convenção na cidade de Santa Inês e não esperou Serafim. Restou o consolo de nominar um bairro. Como disse João Alberto: “vamos construir a Vila Serafim”.
É o fim। Dos comentários, sobre a convenção do PMDB। Escrito por Louremar

2 comentários:

  1. o vereador alberto filho é o melhor nome p/ nos representar na câmara federal, bacabal está precisando de um deputado federal, alberto filho chegou em boa hora!!!!!

    ResponderExcluir
  2. esse alberto filho chegou foi pra se eleger..!
    vai represestar naum so o bacabal,mais como todo o maranhão.
    estou com ele
    naum so eu mais como todo o maranhão,essa é sua alberto filho
    1522

    ResponderExcluir