A convenção do PMDB realizada neste domingo em Bacabal reuniu representantes de vários partidos. Foi um ato como o esperado por contar com a presença do vice-governador João Alberto de Sousa. Como João Alberto é, dos políticos da região, o que ocupa o mais alto posto político, nada mais justo que os demais procurem sempre estar ao seu redor. Políticos orbitam em volta do poder, qual mariposas em torno da luz.
Representantes de 7 partidos estiveram presentes no clube Vanguard: PV, PSDB, PPS, PRP, PSB, DEM E PP. Era tanto Pê que a vereadora Ute Almeida (PRP) fez confusão e citou o pecuarista Jurandir Lago como sendo do PMDB. Na verdade, ele é do Democratas.
A mesa da cerimônia teve espaço pra todo mundo. Menos para o Secetário de Saúde Lilio “Guêga” Estrela de Sá. Se alguém tinha dúvida sobre se a cotação do ex-todo-poderoso estava baixa, agora teve a confirmação. Lilio foi apenas timidamente citado, após ter transitado diversas vezes pelo salão, no intuito de ser visto. Citado mas não convidado para compor a mesa. E olha que teve espaço pra vereador, secretários e até ex-vereadores na composição da mesa.
Só quem não apareceu foi o vereador de primeiro mandato, Alberto Filho, até então propagado como candidato a deputado federal. O vereador estava em São Luis. Foi, mais uma vez, prestar exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Seduzido, junto com Graciete, mudou do PDT para o PMDB e deve enfrentar nos próximos dias o dissabor de ter o seu mandato requerido pela sua antiga sigla.
O Prefeito Raimundo Lisboa foi uma das atrações. Cortejado para aderir ao partido, ainda não disse o sim. Muito embora alguns, como o deputado estadual Jura filho, tentem confundir – ou se confundam – afirmando que “Lisboa também veio para o PMDB”. O prefeito esteve toda a solenidade ao lado da deputada estadual cassada, Graciete Lisboa. Em seu pronunciamento Graciete explicou que deixou o PSDB para atender a um convite da Governadora do Estado e do Vice-Governador. “Eu pedi um tempo pra pensar” disse ela. “... e aceitei”.
O tempo não foi longo. Não precisou. Como disse o oftalmologista José Carlos Reis (PP), “todo mundo precisa cuidar da sua eleição”, depois é outra coisa. Mudaram os governantes, muda-se de partido. A alegação é a extrema preocupação com o povo. O que intriga é que essa preocupação não é muito sentida pelo povo. Basta ver o número de presentes na convenção de ontem. Basta conversar com os servidores que estão com os salários atrasados ou aqueles que foram demitidos. Mas isso é coisa pra futuro.
O vice-governador defendeu o prefeito Raimundo Lisboa. Disse que com a crise, “ele cortou na própria carne”. Ninguém entendeu bem. Mas política também é feita com frases de efeito. Recordar é viver: teria sido frase de efeito quando o vice-governador, na solenidade de promoção dos professores – no Icaraí - afirmou que o secretário de administração Almir Rosa seria o candidato a deputado federal?
Agora não é mais. João Alberto anunciou seus candidatos e esmureceu os adversários. Decretou: “vamos ter 48 mil votos”. Jura Filho novamente vai ser apresentado como candidato da cidade. Na última eleição ele obteve 5 mil 799 dos votos de Bacabal. Em São Luis, foi muito mais votado: 7 mil e 52 votos. Sua companheira na pedilança dos votos para deputado Estadual será Graciete Lisboa, hoje cassada por uma ação do próprio Jura. Ainda não foi divulgado como foi dividido o município. Qual a área de cada um.
A convenção do PMDB serviu também para conhecermos as diretrizes do discurso que será cantado e decantado nos palanques no próximo ano, depois da Copa do Mundo. O amor à cidade está em primeiro lugar. Nenhum partido vai abrir mão desse amor incondicional. A união de todos, “abrindo mão dos próprios interesses” é outro ponto sagrado. Mas tem novidade. É o Distrito Industrial. Hoje vendido como uma invenção do prefeito Lisboa, não o é. Foi inclusive posto na Lei Orgânica – a Constituição Municipal – pelo vereador Lourival da Cunha Souza. O Prefeito Raimundo Lisboa está sim, fazendo o que outros prefeitos não fizeram, inclusive João Alberto e Jurandir Lago, cumprindo o que está previsto em lei.
O Distrito foi citado no discurso do vice-governador, embora nenhuma indústria ainda habite os comentários e os sonhos dos bacabalenses. Isso geraria emprego. Concretamente nada. Assim como não é concreto a rede de esgoto anunciada ontem. Segundo o vice-governador vai ser uma obra que abrangerá toda a cidade, com dinheiro do BNDES. Vamos torcer para não ser realizada pela OAS. Lembram da galeria que era pra ser coberta e está a céu aberto? Político tarimbado, o vice-governador sabe que ecologia não é mais apenas uma disciplina do ensino fundamental. Citou o Rio Mearim. “Vamos despoluir” e só. Sem entrar em detalhes. Foi politicamente correto.
Pelo percebido, a tônica serão as obras. Pela agenda do prefeito,divulgada pelo vice-governador, terça-feira ele estará em São Luis para assinar com o Governo do Estado protocolo que vai possibilitar a construção de avenidas e ruas. Inclusive, uma já tem nome. Quem anuncia é João Alberto: “a rua se chamará Prefeito Raimundo Lisboa”. E para mostrar a humildade do mandatário do município arrematou no final: “ele não quer. Mas nós vamos colocar o nome dele”.
O vereador Serafim Reis, que é PMBD há tempos, bem podia ter sido lembrado como candidato a federal, já que Alberto Filho também é vereador e, de primeiro mandato. Meio sem graça, Serafim estava também na solenidade. Foi deixado pra trás pelo vice-governador. Chegou atrasado, João Alberto foi para a convenção na cidade de Santa Inês e não esperou Serafim. Restou o consolo de nominar um bairro. Como disse João Alberto: “vamos construir a Vila Serafim”.
É o fim। Dos comentários, sobre a convenção do PMDB। Escrito por Louremar
o vereador alberto filho é o melhor nome p/ nos representar na câmara federal, bacabal está precisando de um deputado federal, alberto filho chegou em boa hora!!!!!
ResponderExcluiresse alberto filho chegou foi pra se eleger..!
ResponderExcluirvai represestar naum so o bacabal,mais como todo o maranhão.
estou com ele
naum so eu mais como todo o maranhão,essa é sua alberto filho
1522