sábado, 27 de junho de 2009

Manifestantes pedem a saída de Sarney com panfletagem e passeata em São Luís

Militantes de diversos movimentos sociais e de juventude realizaram, no final da tarde de ontem, em São Luís, uma passeata de protesto exigindo a renúncia do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A manifestação contou com a participação de um grande número de militantes sociais e representantes de grupos de jovens, que foram às ruas, gritando palavras de ordem, e pedindo o afastamento de Sarney depois dos vários escândalos que envolveram seu nome com a nomeação de parentes através de atos secretos.

A concentração aconteceu, no início da tarde, em frente ao Liceu Maranhense, onde foi distribuído um panfleto intitulado “Pela ética no Senado, sai Sarney”, que serviu de mote para o Movimento Todos contra Sarney, que reúne organizações juvenis de base da Igreja Católica, de partidos políticos, movimentos culturais, redes de jovens etc.

Para a direção organizadora, o mais importante é que, a partir de agora, toda sociedade em geral da Ilha Rebelde está sendo estimulada a participar da campanha. De acordo com o jornalista Franklin Douglas, tal como em 1992, quando as passeatas de ruas do movimento estudantil detonaram um movimento pelo Fora Collor (fruto da indignação popular em relação ao grande esquema de corrupção e da alta inflação), a passeata de ontem tornou-se o ponto de partida de um movimento que poderá cumprir o mesmo papel com relação à saída de Sarney da presidência do Senado.

Durante a passeata, que saiu do Liceu Maranhense e atravessou a Rua Grande, seguindo até a Praça João Lisboa, houve apitaço, performances e pessoas vestidas de mordomo, cortejo de catirinas e uma “quadrilha” do Senado, aproveitando o período de festas juninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário