quinta-feira, 26 de março de 2009



Acesso Rápido


O ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra (PT) fez ontem uma enfática defesa do mandato do governador Jackson Lago. Ele chegou a São Luís no começo da tarde e, logo em seguida, acompanhado de diversas lideranças políticas, deslocou-se a Santa Rita, onde participou de um ato público promovido pelos movimentos sociais que realizam a Marcha do Povo Maranhense pela Democracia.

Antes de viajar a Santa Rita, Olívio Dutra foi recebido pelo governador Jackson Lago, no Palácio dos Leões. “Vim aqui para dizer que estou não apenas solidário, mas comprometido com o processo democrático e, sobretudo, com a prática de transparência, que sempre marcou a vida política do Jackson Lago”, declarou Olívio Dutra.

Ele explicou que nesta luta tanto o PDT quanto o PT estão unidos, porque buscam a política como um instrumento de construção do bem comum, a partir do protagonismo das pessoas. Olívio Dutra lembrou que esteve em São Luís, numa das ocasiões em que Jackson Lago era o prefeito da capital. E agora retornou para dizer que “o povo tem de continuar sendo protagonista, não as elites, não uns poucos ou alguns. É o povo que tem de ser protagonista de seu destino. E o Jackson Lago representa bem esta dimensão”, enfatizou.

Foto: GILSON TEIXEIRA

Olívio Dutra com Jackson Lago no Palácio dos Leões...

Foto: DIVULGAÇÃO


... e discursando em Santa Rita, na Marcha do Povo Maranhense pela Democracia

Olívio Dutra informou que veio ao Maranhão para participar da Marcha do Povo Maranhense pela Democracia, num ato realizado, no final da tarde de ontem, no município de Santa Rita. Hoje ele participará em São Luís do Congresso Estadual da Fetaema, no Sítio Pirapora. “Sou um militante dessa idéia da democracia como um processo em que o povo tem de ser sujeito da política, e não objeto dela”, ressaltou. O ex-governador gaúcho salientou que quer que a democracia se afirme e se confirme, no Maranhão como nas demais regiões do Brasil.

“A vitória do Jackson Lago nas urnas foi uma vitória do povo, mediante uma composição em que nós não estamos como adereço, mas com conteúdo na luta que ela representa em favor da democracia”, assinalou Dutra.

Caminhada pela democracia – Olívio Dutra caminhou com os participantes da Marcha pela Democracia no Maranhão. Ele percorreu trecho de acesso ao município de Santa Rita, onde participou também de um ato político. “Vim aqui, a convite dos sem-terra, do movimento de moradia, e do meu partido, o PT, para reforçar a idéia de que o povo tem que ser sujeito da historia, e não objeto. E, como protagonista, a ele cabe decidir seu destino”, discursou.

Olívio Dutra prestou sua solidariedade à marcha e também cobrou por que o TSE não julga o processo de cassação da candidatura da senadora Roseana Sarney. “Me parece estranho que um processo, de 15 mil páginas, tramite como uma lebre e um outro, de 300 páginas, como uma tartaruga”, analisou o líder petista gaúcho.

Olívio Dutra também se dirigiu ao povo gaúcho. De Santa Rita ele concedeu entrevistas para rádios de lá e imprensa escrita, onde comunicou ao povo do Rio Grande do Sul o que esta acontecendo no Maranhão.

As atividades de Olívio Dutra fazem parte da agenda de mobilização do movimento Balaiada pela Democracia no Maranhão. O comitê pela Democracia reúne diversas organizações dos trabalhadores rurais, sem terras, de moradia, quilombolas, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário